Mais de vinte casos da febre chikungunya são notificados em Estados vizinhos de MS
Vinte e um casos, é o número de pessoas que moram em Estados vizinhos de Mato Grosso do Sul, e, de acordo com o Ministério da Saúde foram notificadas com a febre chikungunya. No Estado de São Paulo, 17 pessoas contraíram a doença de forma “importada”. Até o momento MS não registrou nenhum caso. De acordo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vinte e um casos, é o número de pessoas que moram em Estados vizinhos de Mato Grosso do Sul, e, de acordo com o Ministério da Saúde foram notificadas com a febre chikungunya. No Estado de São Paulo, 17 pessoas contraíram a doença de forma “importada”. Até o momento MS não registrou nenhum caso.
De acordo com o Ministério da Saúde, essas pessoas viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Os outros estados que “importaram” a febre chikungunya são Goiás (1 caso) e Paraná (2 casos).
Minas Gerais é a única unidade federativa que teve um caso autóctones, onde a pessoa contraiu a doença sem sair do Brasil. A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta segunda-feira (13) campanha para conscientizar a população sobre a febre chikungunya. A decisão veio após reunião de emergência entre a Prefeitura, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Base Aérea.
De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde Márcia Dal Fabro, os trabalhos em campo já começaram e o foco é combater o mosquito vetor da febre, o Aedes aegypti. “Viemos aqui pedir ajuda da população para combater a doença”.
Doença
Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue que ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.