As nevascas mais intensas das últimas duas décadas em Tóquio e em outras regiões do Japão deixaram três mortos e 500 feridos, indicaram a agência meteorológica e os meios de comunicação japoneses. Mais de 740 voos foram cancelados e 40 mil lares ficaram sem energia elétrica.

Uma camada de neve de 22 centímetros cobria Tóquio na tarde deste sábado, superando os 20 centímetros pela primeira vez desde 1994, indicou a agência meteorológica. A agência emitiu pela primeira vez em 13 anos um boletim de alerta pelas fortes nevascas e convocou a população a ficar em casa e a sair apenas em caso de emergência.

Duas mulheres, de 88 e 90 anos, morreram em um acidente de automóvel em Ishikawa, no centro do país, segundo a rede de televisão pública NHK, que acrescentou que foram registrados 3,2 mil acidentes, na derrapagem de veículos em ruas e estradas cobertas de gelo.

Além disso, um homem morreu em Nagano ao colidir seu automóvel contra um trem. Segundo a NHK, pelo menos 494 pessoas ficaram feridas em acidentes relacionados às fortes nevascas.

A agência meteorológica prevê que siga nevando na noite deste sábado e nas primeiras horas de domingo.