O Arraial do Banho de São João movimenta Corumbá no período de 21 a 23 de junho. E este ano, muitas atrações estão previstas, como concursos de quadrilhas e adores, shows musicais, barracas de comidas, bebidas e doces típicos, além do banho do santo nas águas do Rio Paraguai no dia 23.

A cargo da Fundação de Cultura de Corumbá a programação que, nesta semana concluiu a certificação de 96 festeiros de São João, deve movimentar toda a cidade pantaneira e atrair centenas de turistas que chegam na cidade atraídos pelo maior e melhor arraial de São João do Centro –Oeste brasileiro. A expectativa é que mais de cem andores participem da descida na Ladeira Cunha e Cruz, que dá acesso à prainha do Porto Geral, onde acontece o ritual do banho de São João além da queima de fogos.

A programação será aberta no sábado (21) com apresentação de quadrilhas e o Concurso de Andores, para o qual já há a inscrição de oito competidores. Na mesma noite, a partir das 23 horas, está programado show com a dupla Marlon e Maike, e depois a diversão fica por conta de bandas locais.

No domingo, 22 de junho, a partir das 18 horas, o Concurso de Quadrilhas movimenta a noite e antecede o show de Sá e Guarabyra, que está programado para acontecer a partir das 21 horas no palco que este ano foi montado na ferradura. A dupla alcançou o grande público do país nas décadas de 70 e 80, com as canções “Dona”, “Sobradinho” e “Espanhola” e reviverão estes grandes sucessos no Arraial de São João em Corumbá.

No dia 23, véspera da data dedicada a São João, os festejos ficam por conta dos devotos do santo. A partir das 18 horas tradicionalmente se inicia a concentração dos andores para a descida na Ladeira Cunha e Cruz.

Às 20 horas, artistas locais começaram a animar o público para a descida dos andores e a elevação do mastro que acontece por volta das 23h30. Já à meia-noite, as atenções se voltarão para o céu que será colorido por fogos do show pirotécnico que anuncia a chegada do dia de São João. Após queima de fogos, diversão continua no palco central com o show da dupla Marcelo e Renato.