A Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo realizava rondas de rotina na cidade no domingo (27), quando por volta das 23h, ao abordar um grupo de pessoas em uma rua, identificou um menino de 12 anos desacompanhado de um responsável legal.

Diante do fato, a polícia acompanhou a criança até sua residência na região do chamado Centro Velho, e encontrou mais três crianças sozinhas dormindo em uma cama, sendo de 9, 5 e 4 anos respectivamente.

O Conselho Tutelar foi acionado, e duas conselheiras acompanharam todo o procedimento. Durante o trabalho policial, a mãe da criança foi localizada na casa do namorado dela. A mulher de 37 anos alegou ter deixado os filhos com a filha mais velha, e disse também que teria saído de casa por volta das 19 horas e retornaria no mesmo dia.

A mãe foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos, diante do fato de ter deixado as crianças aos cuidados da irmã de 18 anos. Adultos, pais e mães que precisam sair de casa e acabam deixando o filho menor de 18 anos sozinho em casa devem ficar atentos à lei.

Abandono de incapaz é uma lei prevista no artigo 133 do Código Penal, que consiste em abandonar uma pessoa que está sob seu cuidado, guarda ou vigilância, por qualquer motivo, inclusive idoso, deficiente físico ou mental e crianças.