O município de Macapá bateu a meta de vacinação contra o HPV e conseguiu imunizar 14 mil meninas de 11 a 13 anos. O balanço final ultrapassou a cobertura de 80% de imunizações determinada pelo Ministério da Saúde. A campanha iniciou no dia 10 de março e as vacinas foram realizadas em escolas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Apesar do resultado satisfatório, a meta não foi batida dentro do prazo da campanha nacional, que encerrou no dia 10 de abril. A coordenadora municipal de imunização, Jorsette Cantuária, explicou que as ações tiveram que ser intensificadas nas escolas públicas e particulares das áreas urbana e rural para poder atingir o número de vacinações.

“Acompanhamos e orientações as meninas e os pais. Fizemos a distribuição da cartilha com informações que esclarecem como funciona a vacina, explicou.

Para as meninas que estão dentro da faixa etária estipulada e não puderam ser imunizadas, a coordenadora explicou que as vacinas continuarão a ser aplicadas nas Unidades de Saúde. A segunda etapa da campanha será no dia 10 de setembro, em todo o país.

Vacina

A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), que causam o câncer de colo do útero. A vacina ocorre em três fases. A primeira e segunda são feitas em um intervalo de seis meses, e a última após cinco anos.