A Embraer registrou um forte crescimento em seu lucro líquido no primeiro trimestre deste ano, com melhora no resultado operacional e crédito de imposto diferido, informou a fabricante de aviões nesta quarta-feira.

Entre janeiro e março, o lucro líquido atribuível aos acionistas somou 258,7 milhões de reais, mais de quatro vezes superior ao resultado obtido no mesmo período de 2013.

Em moeda norte-americana, o lucro da Embraer no trimestre foi de 110,6 milhões de dólares, ante uma expectativa de 48,2 milhões de dólares segundo pesquisa da Reuters com sete analistas.

A fabricante atribuiu o crescimento a um crédito de imposto de renda diferido de 41,3 milhões de reais, aliado a um avanço no resultado operacional na comparação com o primeiro trimestre de 2013, quando o número foi afetado por despesas não recorrentes.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou 354,7 milhões de reais nos três primeiros meses de 2014, um aumento de mais de 76 por cento sobre um ano antes.

Considerando o resultado em dólares, o Ebitda somou 151 milhões de dólares e também ficou acima da expectativa, que era de 133,25 milhões de dólares.

Segundo a Embraer, aumentos na receita ajudaram a compensar um mix de produtos menos favorável na aviação comercial e também o efeito do aumento de 8 por cento nos salários em relação ao primeiro trimestre de 2013.

Nos três primeiros meses deste ano, a fabricante brasileira entregou a menor quantidade trimestral de jatos comerciais em pelo menos cinco anos, 14 aeronaves, abaixo das 17 unidades entregues um ano antes. Já na área de aviação executiva as entregas subiram para 20 jatos, ante 12 um ano atrás.

Além de ver as entregas de aviões comerciais recuarem, a Embraer viu a participação de aviões menores como o E170 e E175 subir nas entregas.

Entre janeiro e março, a receita líquida cresceu mais de 35 por cento na comparação anual, para 2,928 bilhões de reais.

Por segmento, a receita líquida da aviação comercial cresceu 2,8 por cento, a 1,307 bilhão de reais, enquanto na aviação executiva houve aumento de 81,1 por cento, a 630 milhões de reais.

Em defesa e segurança, o aumento da receita também foi forte, da ordem de 87 por cento, para 931,4 milhões de reais.