Loteamento pode estar em área indígena e dar prejuízo a investidores
Um loteamento em Dourados, a 226 quilômetros de Campo Grande, está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal). A área está passando por levantamento antropológico que comprovará se as terras pertencem a indígenas e um alerta sobre a situação foi emitido no site do órgão nesta sexta-feira (3). De acordo com o MPF, o loteamento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um loteamento em Dourados, a 226 quilômetros de Campo Grande, está sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal). A área está passando por levantamento antropológico que comprovará se as terras pertencem a indígenas e um alerta sobre a situação foi emitido no site do órgão nesta sexta-feira (3).
De acordo com o MPF, o loteamento João Carneiro Alves, que fica na região conhecida como Mudas MS está sendo analisada pelo Grupo Técnico Dourados-Amambaipeguá, que já identificou “elementos comprobatórios de ocupação tradicional por indígenas guarani-kaiowá”.
Em 1988 a Constituição Federal reconheceu aos índios tekohá Ñu-Porã, que ainda habitam a ária, o direito originário e imprescritível sobre a terra. Caso isso seja comprovado todos os investimentos feitos na compra de terrenos e construção de residências serão perdidos, sem possibilidade de ressarcimento ou indenização.
Desde setembro de 2012 a prefeitura de Dourados havia sido aconselhada a não aceitar nenhum procedimento de regularização do terreno e embargar desmatamentos e obras como arruamento, asfaltamento, instalação de rede elétrica e de esgoto na região, até a conclusão das investigações e entrega do Relatório Circunstanciado de Identificado e Delimitação da Terra Indígena Ñu Porã (Mudas MS).
Segundo o MPF a relatório está em fase final de elaboração. Nele será apresentado dados que indicaram a necessidade de demarcação dessa área como terra de ocupação tradicional Kaiowá e Guarani, ou não.
O relatório será analisado por equipe técnica da Coordenadoria Geral de Identificação e Delimitação – CGID/FUNAI e seguirá os encaminhamentos que regem o ritual do processo de demarcação de terras indígenas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.