O aquecido mercado imobiliário londrino estabeleceu um novo recorde com a venda de um apartamento por 140 milhões de libras (237 milhões de dólares), mas até a incorporadora do opulento edifício alertou que alguns preços praticados na Grã-Bretanha são insustentáveis.

Graças à riqueza de oligarcas russos, magnatas chineses e xeiques árabes, Londres se tornou um dos mercados mais caros da Terra, gerando temores de que a população local fique sem condições de adquirir imóveis -o que poderia ter implicações política na eleição parlamentar de 2015.

“Estamos com preços explosivos, mais caros do que jamais estiveram na história da humanidade”, disse à Reuters Nick Candy, um dos incorporadores do edifício de luxo Ony Hyde Park, na área residencial mais valorizada da capital.

“Há uma preocupação com o superaquecimento do mercado… Todos acham que o centro principal de Londres está indo bem, então o efeito-onda se espalha por todo o , e alguns dos preços que estão sendo alcançados são provavelmente não realistas e insustentáveis. Mas o dinheiro ainda está entrando.”

Uma fonte familiarizada com a transação disse que o comprador do superapartamento -uma cobertura de quase 1.500 metros quadrados- foi vendida a um comprador do Leste Europeu.

O recorde imobiliário anterior era do mesmo prédio, estabelecido há três anos, quando o bilionário ucraniano Rinat Akhmetov pagou 136 milhões de libras (quase 230 milhões de dólares) por uma cobertura e um apartamento anexo, que seriam unidos.