No coração de Campo Grande, a loja de economia solidária CCES/MS (Central de Comercialização de Economia Solidária), localizada na Rua Marechal Rondon, 1500, oferece de tudo um pouco. Com produtos de artesanato, produção indígena e quilombola, chegando a produtos como o biscoito de baru, produzido por famílias da agricultura familiar do município de Nioaque, no interior de Mato Grosso do Sul.

A central de comercialização conta diretamente com mais de 400 colaboradores de forma direta e abrange mais de 2 mil de forma indireta, explica a gerente administrativa do local, Claurinda de Oliveira. “Muitas pessoas dependem exclusivamente daqui para tirar seu sustento”, conta.

Claurinda revela ainda que desde sua inauguração, em 2006, a central cresceu tanto em estrutura física, como em formação humana. “Recentemente tivemos a reforma do prédio, o que nos apoiou muito. Mas o que mais me impressiona foi como as pessoas cresceram e se desenvolveram os trabalhos expostos aqui”, diz.

Para os associados, a informatização da loja, o controle de qualidade das mercadorias oferecidas, a produção coletiva, e principalmente a comercialização dos produtos com um preço justo, são fatores positivos que atraem mais de 100 pessoas diariamente ao local, inclusive turistas estrangeiros.

Da capital de São Paulo, a dona de casa Lizete Querubini, 49 anos, aprovou o atendimento e conta que vai levar para sua cidade uma boa impressão do povo e dos produtos de Mato Grosso do Sul. “Achei tudo muito bonito e de bom gosto. Imaginei que para os turistas, como eu, as coisas fossem mais caras, mas me enganei, o preço foi tão bom que comprei uma porção de artesanato. O atendimento também foi muito bom”, revela.

Com parceria estabelecida com o Governo do Estado, Funtrab, Fórum Estadual de Economia Solidária e diversas entidades, a central vem ganhando reconhecimento internacional, como a que a considerou uma das referências na comercialização de produtos da economia solidária na America Latina, sendo inclusive finalista em uma premiação com mais de um mil inscritos.

Serviço – A Central de Comercialização de Economia Solidária está localizada na Rua Marechal Rondon, 1500, no centro de Campo Grande, com horário de funcionamento de segunda a sábado das 8h às 18h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-4021.