O livro “Diálogos Políticos com Vander Loubet” que conta a trajetória, as vivências e a forma como o deputado federal vê e pratica a política terá seu pré-lançamento em setembro.

A autoria é dos professores Ido Michels e Eronildo Barbosa e do jornalista Éder Yanaguita. Com 180 páginas, ele foi elaborado na forma de perguntas e respostas, resultado de mais de 40 horas de entrevistas realizadas pelos autores com Vander no período de dezembro de 2013 a maio de 2014.

O trabalho aborda as estratégias e táticas eleitorais aplicadas pelo deputado federal e aliados em diversos pleitos, tendo como pano de fundo parte significativa da história política recente do Estado, como o surgimento do PT em 1982; a histórica eleição de 1996 em Campo Grande; a vitória petista pelo governo em 1998; as gestões de Zeca do PT como governador; a desistência da candidatura de André Puccinelli ao governo do Estado em 2002; as eleições de Vander para deputado federal; os bastidores de Brasília e a disputa de 2012 em Campo Grande.

Esses momentos são contados de forma direta e informal, sem meias palavras, resgatando fatos e personagens que fizeram ou ainda fazem parte do cotidiano da política de Mato Grosso do Sul.
O ex-secretário de Estado, ex-conselheiro do Tribunal de contas e atual presidente regional do PDT, João Leite Schimidt, faz a apresentação do livro. A capa e a diagramação são assinadas pelo professor Eduardo Biagi, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Segundo os autores, o livro não se trata de memórias, mas sim um material que reflete a forma de pensar e agir de Vander na política. É um diálogo sobre prática e estratégia política, um pouco daquilo que o deputado sistematizou e aplicou nas campanhas do PT e na construção da sua rede de ação política.

O lançamento oficial do trabalho será feito somente após o término do período eleitoral. O livro custará R$ 30 e estará à venda na Livraria Le Parole.