Erros de grafia em um livro didático de geografia distribuído na rede oficial de ensino municipal de Jundiaí (a 58 km de São Paulo) fizeram com que a prefeitura notificasse a editora responsável pela obra e determinasse a substituição do material. A decisão foi tomada após a denúncia de uma mãe de aluno.

Publicado pela Editora Mathema, o livro, que integra a Coleção Ciranda, é destinado ao ensino fundamental. Em uma das páginas do material, o nome do estado do Espírito Santo aparece grafado como “Espiritu Santo”. O Estado do Acre aparece com acento e Minas Gerais aparece como “Minas Gertais”. Na região Nordeste, que tem nove Estados, apenas quatro são identificados. Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe não foram indicados no material e o Distrito Federal não aparece.

A autora da denúncia foi Vanessa Marques, 34, mãe de um aluno de sete anos, do segundo ano do ensino fundamental. “Meu filho trouxe para casa o livro didático, oferecido pela Secretaria de Educação de Jundiaí. Que já chegou com um enorme atraso. Quando fui folhear o livro, percebi esse enorme erro no mapa geográfico do Brasil. É uma vergonha”, disse ela, que disponibilizou as imagens na rede social Facebook.

Erro

Segundo ela, o próprio filho também percebeu o erro antes que ela comentasse. “Pedi para ele achar o estado de Minas Gerais, e ele me apontou o erro. É tão grosseiro que até uma criança de sete anos sabe que está errado”, disse. “Isso porque, no material, consta o nome de oito revisores. E nenhum pegou os erros absurdos que estão no material”, disse.

A mãe ainda reclamou da qualidade do material e também do atraso na entrega de uniformes. “Meu filho chegou em casa e disse que a professora pediu para que o livro fosse encapado rápido, por conta da finura da capa. A própria professora disse que a capa do livro é bem mais fina do que a capa de um caderno de pior qualidade”, disse. “Isso sem falar nos uniformes, que ainda não foram entregues”, disse.

Outro lado

De acordo com a Secretaria de Educação de Jundiaí, a editora responsável pela obra foi notificada assim que o erro foi percebido. Ela deve corrigir os erros ortográficos apresentados no material didático e efetuar a distribuição de novas cópias. Isso deve ser feito, ainda segundo a assessoria, nos próximos dias. “Os professores estão sendo orientados para a substituição da mesma. A editora assume total responsabilidade pelo erro ortográfico”, disse, em nota, a assessoria.

Vanessa disse, no entanto, que, em contato com a Secretaria de Educação, foi informado a ela que o problema seria resolvido, mas não que o livro seria recolhido. “Eles disseram que, por ser um material de ótima qualidade, não iriam recolher, mas sim avisar aos professores do erro e pedir que eles trabalhassem o tema”, disse.

Sobre os uniformes, a expectativa é que o kit contendo o material seja entregue até o dia 22 de abril, ainda segundo a Secretaria de Educação.

A Editora Mathema foi procurada, por telefone, na manhã de hoje, para comentar o erro e quais ações iria tomar para resolver o problema. Foi dito que a responsável pela comunicação não poderia falar no momento, mas retornaria o contato, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.