Linchamento de pedreiro em Campo Grande reflete ‘sensação de insegurança’, diz sociólogo
Os recentes casos de linchamento, como o que vitimou uma mulher no litoral paulista, um homem no Rio de Janeiro, outros no Nordeste e o de quarta-feira em Campo Grande, onde morreu o pedreiro Hugo Neves Ferreira reabre a discussão em torno da violência e da prática da Justiça com as próprias mãos. Segundo o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os recentes casos de linchamento, como o que vitimou uma mulher no litoral paulista, um homem no Rio de Janeiro, outros no Nordeste e o de quarta-feira em Campo Grande, onde morreu o pedreiro Hugo Neves Ferreira reabre a discussão em torno da violência e da prática da Justiça com as próprias mãos.
Segundo o sociólogo Gonçalo Santa Cruz de Souza, de 68 anos, estes fatos refletem a sensação de insegurança do povo brasileiro. “A nossa segurança está falida. A população não tem a quem recorrer e isto leva a uma reação e faz com que busque fazer justiça com as próprias mãos”, afirmou.
No caso específico de Campo Grande, onde Hugo ficou nu depois de se ferir em umas lanças de portão, foi confundido com um estuprador e acabou sofrendo agressões que resultaram em sua morte, o sociólogo acredita que se ajusta ao seu pensamento.
“De uma forma geral, quando um homem é encontrado nu próximo a uma residência, o primeiro pensamento, justamente pela sensação de insegurança, é que a família corre risco. Dificilmente alguém daria um cobertor para cobrir a nudez, e o medo leva a esta primeira reação de agredir, principalmente por existir essa questão de não ter a quem recorrer”,afirmou.
O sociólogo comemora o fato de no Brasil não existir a liberação de armas à população como nos Estados Unidos. “Graças a Deus aqui no Brasil não é como nos Estados Unidos que todo pode andar armado. Se fosse assim viveríamos em um faroeste pois aqui existe aquilo de se resolver os problemas com as próprias mãos, havendo o risco de erros como o que aconteceu no litoral paulista e aqui em Campo Grande esta semana”.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Sejusp vai interditar Unei Dom Bosco para reforma, mas depende de concurso em janeiro
Falta efetivo de 70 funcionários em Unei de Mato Grosso do Sul
Procurando emprego? Em Campo Grande, rede de fast food oferta 30 oportunidades para cargo de atendente
Experiência anterior não é uma exigência para o cargo
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta
Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Roberto foi encontrado morto pela irmã
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.