Mais de 86% dos leitores do Midiamax são contra a sugestão do ex-governador Pedrossian de mudar o nome do Parque das Nações Indígenas, idealizado por ele, para o de sua mulher, Maria Aparecida. A enquete teve 3853 votos. 13,05% foram a favor da ideia de Pedrossian e 0,88% alegaram não saber.

Matéria publicada pelo Midiamax no dia 6 de fevereiro revelava que o ex-governador Pedro Pedrossian quer convencer os deputados estaduais a mudarem o nome do parque, para homenagear sua mulher. Um vídeo com o apelo foi compartilhado ontem (5) pelo ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho aos amigos por meio do Facebook. O ex-governador fez o apelo depois de ter terras ocupadas por índios.

No vídeo, o ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho incentiva o pai, mas faz uma “correção” em uma das declarações do ex-governador em relação aos índios. “Eles não estão sendo usados, são o último tentáculo daqueles assassinos da reputação do PT”, diz.

Pedrossian Filho também escreveu um texto aos amigos dizendo que o pai, durante o seu governo, não mediu esforços para a valorização da cultura indígena.

“Hoje, aos 85 anos, se sente traído, humilhado, por aqueles [que] um dia foi o primeiro a olhar com dignidade por eles no Estado. Ele afirma que sente muito por todos os produtores rurais que não merecem passar pelas injustiças que vivem hoje”, escreveu o ex-deputado.

Maria Aparecida Pedrossian já dá nome a um Hospital Universitário e a um bairro. A mãe do ex-governador Pedro Pedrossian também já foi homenageada. Rosa Pedrossian dá nome ao Hospital Regional, um dos mais importantes de Mato Grosso do Sul. E o próprio Pedro Pedrossian dá nome ao Estádio Morenão, o maior do Estado.

Indígenas criticam sugestão

Para Dionedson Cândido, membro do Conselho Estadual do Povo Terena, Pedrossian está querendo desrespeitar os indígenas para fragilizar os movimentos sociais. “Nós que fomos traídos por ele, quando ele estava no poder. Ele não colaborou nem tentou solucionar o problema de demarcação de terras”, disse.

População também é contra

Para o montador de estrutura metálica de 36 anos Vagner Salentin, a proposta do ex-governador  é errada. “Discordo completamente da ideia de deixar de homenagear os índios para fazer algo em benefício próprio”, diz.

Já para Célia Regina de Tilio, não tem sentido mudar o nome do parque depois de tanto tempo por algo tão pequeno. “Acho uma babaquice”.