Leilão para ajudar índios atikum a adquirirem terra será na próxima semana
Um leilão de terras da União com o objetivo de arrecadar recursos para comprar terras para moradia de índios da etnia Atikum, ocorrerá na próxima terça-feira (12). Com o valor obtido, o objetivo é adquirir uma área o mais próximo possível de onde os índios vivem atualmente, próximos a indígenas da etnia Terena, no município […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um leilão de terras da União com o objetivo de arrecadar recursos para comprar terras para moradia de índios da etnia Atikum, ocorrerá na próxima terça-feira (12). Com o valor obtido, o objetivo é adquirir uma área o mais próximo possível de onde os índios vivem atualmente, próximos a indígenas da etnia Terena, no município de Nioaque no Estado de Mato Grosso do Sul.
Para viabilizar o levantamento do dinheiro, a SPU (Superintendência de Patrimônio da União), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cedeu uma área de 251,8 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial) para ser leiloada, localizada na cidade sul-matrogrossense de Caracol.
A autorização para permuta entre a União e a prefeitura de Nioaque, que ficará responsável pelo leilão, foi publicada em portaria de outubro de 2013. Segundo informações da assessoria de comunicação do Planejamento, é esperada arrecadação de valor acima de R$ 1 milhão com a transação. A prefeitura de Nioaque está incumbida de encontrar e comprar uma área para os índios. Caso o valor arrecadado seja superior ao preço da terra, o restante irá para a conta do Tesouro Nacional.
A medida deve beneficiar cerca de 100 indígenas Atikum. De acordo com o Ministério do Planejamento, o leilão contribuirá para amenizar conflitos agrários na região.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.