Lavrov diz que Rússia articula missão humanitária na Ucrânia
O governo da Rússia articulou com as autoridades ucranianas uma missão humanitária sob o auspício da Cruz Vermelha Internacional para prestar socorro à população do leste da Ucrânia, assegurou nesta segunda-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. “Espero que esta ação humanitária se faça realidade muito em breve sob o auspício do Comitê […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo da Rússia articulou com as autoridades ucranianas uma missão humanitária sob o auspício da Cruz Vermelha Internacional para prestar socorro à população do leste da Ucrânia, assegurou nesta segunda-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
“Espero que esta ação humanitária se faça realidade muito em breve sob o auspício do Comitê Internacional de Cruz Vermelha. Pactuamos todos os detalhes com as autoridades da Ucrânia. Espero que nossos parceiros ocidentais não ponham impedimentos”, ressaltou o chefe da diplomacia russa.
Lavrov também fez uma dura crítica contra as principais capitais do Ocidente pela interpretação do conflito no leste da Ucrânia e suas consequências para a população civil.
“Se é certo o que comunicaram os gabinetes de imprensa de Londres, Washington e Berlim (…) sobre o fato de seus líderes terem concordado que não há necessidade de ajuda humanitária no leste da Ucrânia porque já estão sendo tomadas todas as medidas, se trata de uma degradante mostra de cinismo”, disse Lavrov.
O ministro russo pediu aos países ocidentais não barrarem a missão humanitária promovida pela Rússia, embora tenha manifestado que “todos os pretextos, possíveis e impossíveis”, para pôr impedimentos à medida, “já não existem”.
A EU (União Europeia) deixou claro hoje que só daria seu apoio a uma missão humanitária no leste da Ucrânia se esta recebesse o sinal verde de Kiev e estivesse liderada pelas Nações Unidas.
Neste aspecto, a UE ressaltou que “não deveria haver nenhum tipo de ação militar direta e unilateral sob o pretexto de uma ação humanitária ou operação da manutenção da paz”.
Os líderes ocidentais, liderados pelos EUA, temem que a Rússia queira colocar suas tropas na região do conflito com o pretexto de enviar de comboios humanitários para a população das regiões de Donetsk e Lugansk, palco de combates cada vez mais sangrentos entre as forças de Kiev e os separatistas pró-Rússia.
O Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) reconheceu na semana passada que pelo menos 730 mil ucranianos fugiram de seu país para se refugiar na Rússia desde o início do conflito no leste da Ucrânia.
Outros 117 mil ucranianos se registraram como deslocados internos dentro do país, embora a Acnur acredite que o número real poderia ser maior, já que os homens preferem ocultar essa condição para não serem convocados aos combates ou por temerem possíveis represálias.
A União Europeia rebaixa o número de refugiados na Rússia a 168 mil ao contabilizar somente aqueles ucranianos que solicitaram algum grau de proteção oficial a Moscou.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.