A Polícia Civil, através da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugura nesta terça-feira (25), em Campo Grande (MS) o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).

A Rede, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Ministério da Justiça por intermédio do Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado à Secretaria Nacional de Justiça.

O Ministério da Justiça é o responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise.

O objetivo do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro é auxiliar as Unidades de Polícia Judiciária, bem como os órgãos externos, no tratamento das informações geradas por procedimentos investigatórios complexos, tornando-se uma unidade de produção de informações estratégicas para análise de grandes volumes de dados, com uso intensivo de tecnologia e gestão do conhecimento.

A solenidade de inauguração que acontece às 10 horas da manhã, na rua Desembargador Leão do Carmo Neto, no antigo prédio do Clube dos Servidores, no Parque dos Poderes, conta com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, do secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini e do coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina.

Este será o 21º laboratório a ser inaugurado no País. Até o mês de abril, outros 14 devem ser implantados e até o final de 2014 será um total de 43 laboratórios espalhados por todas as unidades da Federação. Em algumas unidades, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.