Jornalista desafia algoritmo do Facebook e conta a experiência
O que acontece se você sair curtindo tudo o que aparece na timeline? Para responder a essa pergunta, o jornalista Mat Honan passou 48h clicando em “curtir” para todas as postagens que surgissem pela frente. O resultado, segundo ele, foi catastrófico. De cara, Honan descobriu que curtir um artigo qualquer pode levar o usuário a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O que acontece se você sair curtindo tudo o que aparece na timeline? Para responder a essa pergunta, o jornalista Mat Honan passou 48h clicando em “curtir” para todas as postagens que surgissem pela frente. O resultado, segundo ele, foi catastrófico.
De cara, Honan descobriu que curtir um artigo qualquer pode levar o usuário a um loop, uma espécie de ciclo constante de conteúdo relacionado, que é sugerido de acordo com os likes. Ele, então, estabeleceu duas regras: apenas os quatro primeiros itens relacionados seriam curtidos e nada de curtir notícias de morte. De resto, estava tudo liberado.
Após algum tempo, o jornalista se deparou com dois Feeds de Notícias diferentes: no celular, só havia posts de marcas e anúncios publicitários, sem qualquer presença humana; já no computador, ainda era possível ver algumas postagens de amigos.
Isso acontece porque a disposição do conteúdo na timeline não é aleatória. Tudo é organizado por um poderoso algoritmo do Facebook que define o que aparece para os usuários com base no histórico de navegação e supostos interesses.
Neste caso, para atrair a atenção do usuário no smartphone, o algoritmo escondeu as atualizações de pessoas e exibiu apenas propagandas. Além disso, o jornalista diz notado que, ao curtir uma notícia com determinado posicionamento político, a rede social passava a exibir mais conteúdo sobre o tema, inclusive com posicionamentos extremistas.
As conseqüências do experimento não se reduziram apenas ao Feed de Honan. Durante os dois dias de duração, o jornalista diz ter sido abordado por amigos que questionaram se o perfil havia sido hackeado e reclamaram da explosão de notificações.
A experiência, portanto, resultou em mais de 1.000 itens curtidos sem qualquer relação com o gosto de Honan, uma timeline cheia de propagandas, discursos inflamados e amigos insatisfeitos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.