Campo Grande recebe dia 21 de setembro a 9ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, com competições nas modalidades de atletismo, voleibol, futebol society, arco e flecha, lança e cabo de guerra. A competição acontecerá no Parque Ayrton Senna a partir das 8 horas, com a abertura oficial marcada para 10 horas.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), que realiza os jogos junto com a Prefeitura de Campo Grande. A competição, tradicional evento esportivo da Capital, envolve as comunidades indígenas em competições esportivas e também jogos de tipicamente indígenas, que servem para resgatar as tradições das aldeias.

Foram convidadas as etnias terena, Guató, Kinikinau, Guarani-kaiwá e Kadiwéu, além das etnias Xavante e Bororó, oriundos de Mato Grosso. O líder das comunidades indígenas de Campo Grande, Adierson Venâncio, acredita que os jogos representam a integração, o resgate da cultura e da tradição indígena.

“Os jogos são uma forma de ficarmos sabendo como estão os indígenas, o que eles estão fazendo, se estão em Campo Grande, se estão estudando ou trabalhando. Serve para integrar e interagir nossa população”.

A Funesp fica na Rua Paulo Coelho Machado, 663, bairro Santa Fé.