O ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, informou que enviará ao Supremo uma lista com o nome e o CPF das pessoas que o ajudarem a pagar a multa imposta no julgamento, inicialmente calculada em R$ 720,8 mil. Em nota divulgada em seu blog, Jefferson também afirma que não fará campanha virtual de arrecadação, como fizeram os petistas condenados no processo.

“Estou tentando vender meu escritório no Rio, cujo valor, penso, deve cobrir 50% da multa que me foi imposta pelo STF. Afinal, a punição requer perdas”, disse o ex-deputado.

“Para pagar o restante, pedirei ajuda aos companheiros do meu partido e aos amigos mais próximos. Não farei campanha de arrecadação virtual, e assim que conseguir reunir os recursos e pagar a multa, pretendo enviar ao STF lista com o nome e o CPF de todos os que me ajudaram”.

Jefferson foi condenado a cumprir pena em regime semiaberto por envolvimento no esquema do mensalão. Ele recebeu pena de sete anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.