A Marinha italiana anunciou hoje (31) ter socorrido, em 24 horas, cerca de 3 mil imigrantes que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo de barco. Perto de 1,3 mil foram auxiliados durante uma operação destinada a salvar milhares de imigrantes que tentam chegar à a bordo de embarcações improvisadas e sobrecarregadas.

Ontem (30) a Marinha resgatou 1.443 pessoas, das quais 264 crianças. Só em Lampedusa – onde em 2013 morreram perto de 400 imigrantes ilegais – foram resgatados 200. Este mês, 14 pessoas foram encontradas mortas na sequência de um naufrágio ocorrido entre a Líbia e a Itália.

De acordo com a agência europeia especializada Frontex, nos últimos meses, o número de imigrantes ilegais oriundos do Norte da África tem “aumentado significativamente”, com destaque para os provenientes da Líbia, devido à melhoria das condições meteorológicas e ao agravamento das condições de segurança naquele país.

Centenas de imigrantes ilegais chegam à Itália quase diariamente em busca de asilo, provenientes, na maioria, da Eritreia, Somália e Síria, sendo também esses os imigrantes que mais são interceptados. Perto de 40 mil imigrantes desembarcaram na costa italiana nos cinco primeiros meses deste ano, anunciou na quarta-feira (28) o ministro italiano do Interior, Angelino Alfano. Em 2013, chegaram à Itália perto de 43 mil imigrantes.