Irmãs campo-grandenses criam repelente para mosquito a partir da extração de óleo da folha da pitanga
O ano passado não foi fácil para a família Errobidarte Matos. O pai das estudantes Danielle e Isabelle Errobidarte Matos, de 15 anos, e elas pegaram dengue. A única que escapou da doença foi a mãe. Diante disso, as gêmeas ficaram intrigadas e começaram pensar porque a mãe foi a única que não foi picada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ano passado não foi fácil para a família Errobidarte Matos. O pai das estudantes Danielle e Isabelle Errobidarte Matos, de 15 anos, e elas pegaram dengue. A única que escapou da doença foi a mãe. Diante disso, as gêmeas ficaram intrigadas e começaram pensar porque a mãe foi a única que não foi picada pelo mosquito Aedes aegypti?
Análise vai, análise vem, eles perceberam que a mãe havia trocado de perfume e estava usando uma nova essência com flor de pitanga. Daí surgiu o questionamento, não seria a pitanga um repelente natural?
Intrigadas levaram o questionamento à professora Camila Barbosa e decidiram partir para a pesquisa. Eles estão pegaram folhas de pitanga, já que não era o período do fruto, e pelo método de destilação por arraste de vapor, conseguiram chegar ao extrato da folha da pitanga. “Conseguimos separa o óleo da água e depois diluímos e fizemos o repelente. Os testes deram positivo”, conta Isabelle.
Após testes no laboratório viram que os mosquitos realmente se afastavam do repelente, logo ele cumpria a função, que elas acreditaram. “Confirmamos que a pitanga é um repelente natural. Agora queremos fazer mais testes”, completa Danielle.
As meninas contam que o objetivo depois dos testes finais é buscar recursos e quem sabe colocar o repelente natural à venda. “Se tudo der certo e tivermos quem patrocine poderemos por o produto à venda”, finaliza.
O trabalho pode ser conferido na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, que está acontecendo durante a Semana de Ciência e Tecnologia IFMS 2014. O evento ocorre no Armazém Cultural desde ontem (25) e vai até este sábado (27). O horário de visitação é das 8h às 10h.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.