Irmão de MC Gui: abuso de energético pode matar, alertam especialistas
Após a morte do irmão de MC Gui, Gustavo Castanheira, 17 anos de idade, o pai dos adolescentes, Rogério da Silva Alves, afirmou que o filho bebeu energético em excesso antes de passar mal. De acordo com laudo do IML (Instituto Médico-Legal), o adolescente sofreu arritmia cardíaca e parada cardiorrespiratória. Segundo os especialistas ouvidos pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a morte do irmão de MC Gui, Gustavo Castanheira, 17 anos de idade, o pai dos adolescentes, Rogério da Silva Alves, afirmou que o filho bebeu energético em excesso antes de passar mal. De acordo com laudo do IML (Instituto Médico-Legal), o adolescente sofreu arritmia cardíaca e parada cardiorrespiratória. Segundo os especialistas ouvidos pelo R7, a bebida pode levar à morte pessoas com predisposição ou doenças cardíacas.
O cardiologista do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) Sérgio Timerman explicou que o energético tem substâncias, especialmente a cafeína, que aceleram os batimentos cardíacos. Quem tem o coração estruturalmente normal dificilmente poderá ter problemas de saúde por causa da bebida.
“Em uma pessoa que tem doença do coração, a bebida provoca a alteração do ritmo cardíaco e pode ser fatal. A arritmia cardíaca pode provocar um caos elétrico no coração, ou seja, o coração bate, mas não funciona como uma bomba e, consequentemente, é possível sofrer parada cardíaca. Cada minuto após a parada significa 10% de chance de morte.”
De acordo com o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, muitas vezes, a doença pode ser “silenciosa”. E, portanto, sem saber, quem abusar dos energéticos pode se colocar em uma situação de “alto estresse”.
“Não é uma simples consulta com o médico que vai mostrar se a pessoa tem o coração estruturalmente normal, mas exames subsidiários.”
O especialista ainda alerta que pessoas predispostas não deveriam tomar bebidas como energético. Caso desejem, deve ficar atentas à quantidade ingerida, já que cada latinha pode ter de 100 miligramas a 500 miligramas de cafeína, dependendo da marca do energético.
“Quem quer ingerir uma bebida desta, deve usar no máximo duas latinhas de vez em quando. A dose recomendada de cafeína por dia é de 3 mg a 6 mg por quilo de peso. O problema é que a substância tem período de metabolismo de quatro horas no corpo.”
Abuso e misturas
Nos últimos 10 a 15 anos, aumentou a entrada nos hospitais de jovens com arritmia e pressão alta, de acordo com Timerman. Segundo o cardiologista, isso é decorrente do novo estilo de vida.
“O problema que o jovem não utiliza apenas o energético, mas ele come mal, dorme pouco e ainda mistura o energético com outro estimulante, como o álcool, o café, ou até mesmo outra droga.”
Um dos hábitos mais comuns entre os jovens, a mistura entre energético e álcool pode ser considerada uma “bomba relógio”, já que pode levar o cérebro a entrar em choque, explica o presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Nabil Ghorayeb.
“O destilado pode deixar a pessoa depressiva e o energético é estimulante, ou seja, a mistura pode provocar um choque no cérebro.”
De acordo com Costa, nestes casos, geralmente, se a pessoa sofrer arritmia cardíaca, será fatal.
“Muitas vezes, o indivíduo não é socorrido a tempo, especialmente em festas fechadas em que dificilmente há médicos por perto para atendimento.”
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet
Julgamento começou em 27 de novembro e já dura quatro sessões
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.