Estão abertas até hoje (30) as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portu­guesa Escrevendo o Futuro, nesta 4ª edição, adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conheci­mento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pre­tende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Quem pode participar

Professores que estejam lecionando, em 2014, a alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela Rede Pública nos seguintes anos escolares:

• 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

• classes de aceleração equivalentes ao 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fun­damental, assim entendidas aquelas que atendam alunos com defasagem de idade­-série, previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) dentro da mo­dalidade de ensino regular; e

• 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Como participar

As Secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus se­cretários, devem primeiramente aderir à Olimpíada e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul já efetuou sua inscrição. Assim, os professores que atenderem os requisitos indicados poderão se inscrever na Olimpíada preenchendo a ficha de inscrição até hoje (30).

A ficha de inscrição está disponível para preenchimento e envio no site: www.escrevendoofuturo.org.br . A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Após a efetivação de sua inscrição, o professor receberá, gratuitamente, durante dois anos, a revista Na Ponta do Lápis – publicação periódica da Olimpíada, que tem o obje­tivo de contribuir para a formação do professor.