‘Inovação mundial’, urna eletrônica brasileira completa 18 anos em outubro

A urna eletrônica de votação, invenção brasileira e considerada inovadora em boa parte do mundo, completa 18 anos no dia 5 de outubro de 2014. De lá para cá, sofreu aprimoramentos e, somente nas próximas eleições, serão 530 mil espalhadas em todo o Brasil. Em 1932, o então Código Eleitoral brasileiro já previa, de certa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A urna eletrônica de votação, invenção brasileira e considerada inovadora em boa parte do mundo, completa 18 anos no dia 5 de outubro de 2014. De lá para cá, sofreu aprimoramentos e, somente nas próximas eleições, serão 530 mil espalhadas em todo o Brasil.

Em 1932, o então Código Eleitoral brasileiro já previa, de certa forma, o que viria a ser a urna eletrônica moderna, autorizando o “uso de máquinas de votar, regulado oportunamente pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

Somente a partir de meados dos anos 80 é que a ideia passou a ser vista como viável, após a implantação de um cadastro informatizado único de eleitores. Algumas evoluções, como o uso de sistemas de identificação biométrica, continuam em estudos no Brasil.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados