O Banco Central Europeu pode adotar um programa de compra de ativos amplo no caso de uma piora do cenário de inflação da zona do euro, afirmou nesta quinta-feira o presidente do BCE, Mario Draghi.

Embora tenha destacado que o BCE vê a inflação permanecendo baixa por um período prolongado, Draghi apresentou três cenários para que o BCE adote ações de política.

Uma piora do cenário de médio prazo para a inflação “será o contexto para um programa de compra de ativos mais amplo”, disse ele no texto de um discurso em Amsterdã.

No caso de um aperto inadequado da postura de política do BCE que poderia surgir das tensões do mercado de títulos, ele disse que o banco central pode responder com “mais redução do corredor da taxa de juros, incluindo taxa de depósito negativa”.

Se a transmissão de política do BCE for mais prejudicada, o banco central pode responder com “operação de refinanciamento de longo prazo de modo a encorajar o empréstimo bancário ou um programa de compra de títulos lastreados em ativos”.