Indígenas criticam apelo de Pedrossian para mudar nome do Parque das Nações
Lideranças indígenas criticaram o vídeo publicado pelo filho do Pedro Pedrossian em que o ex-governador faz apelo aos deputados para mudar o nome do Parque das Nações Indígenas para homenagear a mulher, Maria Pedrossian. O vídeo foi compartilhado ontem (5) no Facebook pelo ex- deputado federal Pedro Pedrossian Filho. A revolta veio após indígenas ocuparem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lideranças indígenas criticaram o vídeo publicado pelo filho do Pedro Pedrossian em que o ex-governador faz apelo aos deputados para mudar o nome do Parque das Nações Indígenas para homenagear a mulher, Maria Pedrossian.
O vídeo foi compartilhado ontem (5) no Facebook pelo ex- deputado federal Pedro Pedrossian Filho. A revolta veio após indígenas ocuparem terras do ex-governador. Pedrossian diz que foi traído pela população indígena e solicita o apoio da Assembleia Legislativa para trocar o nome do Parque. Pedro Pedrossian Filho chama os índios de “último tentáculo daqueles assassinos da reputação do PT”.
Para Dionedson Cândido, membro do conselho estadual do povo terena e educador popular, Pedrossian está querendo desrespeitar os indígenas para fragilizar os movimentos sociais. Sobre a “traição” citada pelo ex-governador, Dionedson pensa o oposto. “Nós que fomos traídos por ele, quando ele estava no poder. Ele não colaborou nem tentou solucionar o problema de demarcação de terras”, disse.
A pena que Pedrossian diz sentir dos produtores rurais também é contestada por Dionedson. “Ele diz sentir pena dos fazendeiros, mas é culpa é dele também por estar acontecendo os conflitos. Porque ele não pensou isso quando era governador?”, indagou.
O educador popular vê a situação como crítica. “Se os deputados aprovarem é preocupante. Mostrará que eles fazem o que querem. Daqui a pouco vão mudar os nomes das ruas, colocar nomes de políticos, coronéis, ditadores”, diz o indígena, que vê preconceito na atitude do ex-governador.
“Fica claro que ainda há preconceito da sociedade com os indígenas, nós vivenciamos e presenciamos isto diariamente. E ainda dizem que vivemos em um país democrático. A ditadura continua invisível”, analisa.
O cacique Nito, uma das lideranças da aldeia urbana Água Bonita, de Campo Grande, considerou a “idéia” do ex-governador um absurdo. “Isso é muito sério, é um desrespeito total à população indígena”, frisou.
Mais?
Maria Aparecida Pedrossian já dá nome a um Hospital Universitário e a um bairro. A mãe do ex-governador Pedro Pedrossian também já foi homenageada. Rosa Pedrossian dá nome ao Hospital Regional, um dos mais importantes de Mato Grosso do Sul. E o próprio Pedro Pedrossian dá nome ao Estádio Morenão, o maior do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.