As cerimônias de batismo realizadas pela Igreja Anglicana, da Inglaterra, não vão mais pedir para os pais e padrinhos se “arrependerem de todos os pecados “e “rejeitarem o diabo”. Na nova redação, que será testada nessas igrejas cristãs até a Páscoa, será perguntado se os pais e padrinhos “rejeitam o mal, em todas as suas formas, e todas as suas promessas vazias”, de acordo com informações do jornal The Guardian publicadas neste domingo.

Na versão original, o celebrante pergunta: “você rejeita o diabo e toda rebelião contra Deus”, o que leva à resposta: “eu rejeito “. Na sequencia, os celebrantes perguntam: “você se arrepende dos pecados que nos separam de Deus e do próximo?”, que é seguido da resposta “eu me arrependo “.

O ex-bispo de Rochester, Michael Nazir -Ali, escreveu no jornal The Mail no domingo que a mudança faz parte de uma constante piora da doutrina cristã ao invés de explicar aos fiéis o real sentido do batismo. “Em vez de explicar o que o batismo significa a sua solução é acabar com os elementos chave da cerimônia por completo”, afirmou.

“Ao invés do constante emburrecimento da doutrina cristã, seja do batismo, do casamento ou da morte, devemos passar mais tempo preparando as pessoas para esses grandes ritos de passagem”, afirmou.

A cerimônia de batismo tem passado por várias adaptações nas últimas décadas e foi alterada pela última vez em 1980. “Esta é a terceira revisão em 30 anos “, disse um porta-voz da Igreja da Inglaterra, chamando o artigo do jornal que afirmava que a cerimônia não havia passado por nenhuma mudança de “enganador .”