O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IPA-DI) caiu 0,45 por cento em maio, depois de subir 0,45 por cento em abril, diante da deflação dos preços no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas () nesta sexta-feira.

Pesquisa da Reuters apontou expectativa de queda de 0,20 por cento segundo a mediana de 22 projeções, com as expectativas variando entre recuo de 0,30 por cento e alta de 0,24 por cento.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) teve recuo de 1,21 por cento, após subir 0,27 por cento no mês anterior. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

O destaque ficou para a queda de 2,46 por cento nos preços dos produtos agropecuários, após alta de 1,30 por cento no mês anterior.

Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), avançou 0,52 por cento, desacelerando ante 0,77 por cento em abril. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 2,05 por cento em maio, após alta de 0,88 por cento na apuração anterior. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

Depois de manter a Selic em 11 por cento, o Banco Central reduziu na quinta-feira as expectativas de para 2014 e 2015, indicando que deve manter a taxa básica de juros no patamar atual por mais tempo do que muitos agentes econômicos pensavam até então.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto () e das contas nacionais em geral.