O principal índice da Bovespa não sustentou os 61 mil pontos após os ajustes, mas fechou com pontuação em 19 meses nesta quarta-feira (27), após pesquisas reforçarem um quadro mais difícil de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), com agentes também analisando o primeiro debate entre candidatos.

O Ibovespa subiu 1,89%, a 60.950 pontos. Na maior pontuação da jornada, de 61.246 pontos, o índice alcançou o maior nível intradia também desde o de janeiro de 2013. O giro financeiro da sessão somou R$ 10,8 bilhões.

Há uma forte presença de estrangeiros na bolsa corroborando o rali, em meio ao ambiente de ampla liquidez externa, mas a avaliação de agentes financeiros é de que o cenário eleitoral está amplificando o movimento. “Se não fosse a eleição, a bolsa não estaria nessa toada toda. O fundamento de Brasil é muito ruim. A eleição está trazendo a possibilidade de mudança em vários aspectos nesse sentido”, disse um gestor, que preferiu não ser identificado.

Os estrangeiros estavam comprados em 100.386 contratos em aberto de Ibovespa futuro na terça-feira. Em agosto, até dia 25, o saldo externo na Bovespa foi positivo em R$ 1,6 bilhão. No calendário eleitoral, a candidata do PSB à Presidência confirmou força na pesquisa Ibope da véspera ao se aproximar da líder Dilma Rousseff no primeiro turno e vencendo a petista na segunda rodada com folga. O movimento confirmado em levantamento CNT/MDA nesta quarta-feira.

No primeiro debate na TV entre os presidenciáveis, na véspera, Marina prometeu governar unindo o país em contraposição à polarização PT X PSDB, enquanto o tucano Aécio Neves se apresentou como mudança segura e a presidente Dilma defendeu as realizações de seu governo.

Nesta noite, Marina volta ao radar em entrevista ao Jornal Nacional.

As ações da Petrobras reagiram com alta às novidades. “Os investidores estão antecipando potenciais mudanças na governança da companhia se um novo governo assumir”, escreveu o analista Luiz Carvalho, do HSBC, em nota a clientes. Os papéis de e Banco do Brasil também avançaram.

Petrobras e Eletrobras aceleraram os ganhos no final da sessão, em paralelo a comentários do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, de que o Banco Central em um eventual governo tucano será efetivamente independente, sendo secundário se isso ocorrerá por meio de lei ou não.

Em nota a clientes, o Itaú BBA ainda atrelou a valorização de Cosan ao desempenho de Marina nas pesquisas, em razão de expectativas relacionadas ao preço do etanol, mas também ao corte de projeções da safra pela Unica.

À margem da cena eleitoral, o setor de telecomunicações destacou-se na Bovespa após a Oi contratar o BTG Pactual para viabilizar proposta para compra da fatia detida indiretamente pela Telecom Italia na TIM Participações.