IAB anuncia apoio à revisão da Lei de Anistia pelo STF
Aproveitando o aniversário de 50 anos do golpe militar, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) voltou a defender nesta terça-feira a revisão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a extensão da Lei da Anistia para agentes do Estado. De acordo com o presidente do instituto, Fernando Fragoso, os embargos impetrados pela Ordem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aproveitando o aniversário de 50 anos do golpe militar, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) voltou a defender nesta terça-feira a revisão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a extensão da Lei da Anistia para agentes do Estado. De acordo com o presidente do instituto, Fernando Fragoso, os embargos impetrados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a decisão poderão ser analisados agora com nova composição de ministros do STF e poderá ter um novo desfecho.
“Dos 11 ministros, nove votaram, foram sete votos a dois, sendo que houve uma alteração importante, pois entraram quatro novos ministros depois”, disse Fragoso. “Se você considerar que o universo é de 11 e há quatro novos, pode haver sim uma reversão da decisão anteriormente adotada no julgamento dos embargos.”
Em 2010, o STF rejeitou o pedido da OAB, por sete votos a dois, que questionava a anistia dos militares que haviam cometido atos de tortura, desaparecimentos e homicídios durante a ditadura militar.
“A própria Constituição diz que os crimes de tortura são imprescritíveis. Há homicídios mediante tortura, desaparecimento de pessoas, uma quantidade de crimes cometidos por agentes de Estado que não podem passar em branco”, completou o advogado.
A Anistia Internacional lançou também hoje uma campanha online para a coleta de assinaturas para a revisão da Lei da Anistia no sentido de punir os agentes do Estado que cometeram violações de direitos humanos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.