Homens armados fazem 30 funcionários do governo de reféns no norte do Mali
Um grupo de homens armados mantém desde sábado à noite como reféns 30 funcionários no edifício do Governo de Kidal, no norte do Mali, informaram à Agência Efe fontes de segurança e da Administração local. O governo de Bamaco indicou em comunicado que “uma coalizão de jihadistas e de terroristas” tinha atacado a sede do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de homens armados mantém desde sábado à noite como reféns 30 funcionários no edifício do Governo de Kidal, no norte do Mali, informaram à Agência Efe fontes de segurança e da Administração local.
O governo de Bamaco indicou em comunicado que “uma coalizão de jihadistas e de terroristas” tinha atacado a sede do Governo, onde mantêm detidos os funcionários.
“É uma declaração de guerra que só deixa a opção a uma resposta”, indicou a nota oficial, que não deu detalhes sobre o ocorrido.
Além disso, durante a primeira visita de Mara a Kidal desde sua nomeação em abril, explodiram enfrentamentos entre o Exército e grupos próximos às milícias tuaregue, que se prolongaram até bem entrada a noite.
Fontes de segurança confirmaram à Efe a morte de pelo menos seis militares e agregaram que havia vários civis feridos, embora não ofereceram mais dados.
Mara, que passou a noite no quartel do Exército situado na cidade, assegurou nesta manhã à Efe via telefônica que se encontra bem.
“O que está ocorrendo reflete a realidade de Kidal e é necessário fazer frente apesar das dificuldades”, disse Mara.
Moussa Mara começou na sexta-feira uma visita de cinco dias pelas três províncias do norte do país -Timbuktu, Gao e Kidal- cujo objetivo é mostrar seu compromisso com o desenvolvimento dessas regiões e com a reconciliação nacional.
Estas três províncias estiveram ocupadas por grupos armados independentistas, combatentes jihadistas e agrupamentos terroristas durante grande parte de 2012 e janeiro de 2013.
As autoridades malinesas mantêm contatos com os diferentes grupos armados e rebeldes do norte do país, assim como com as comunidades desta vasta região desértica para tentar lançar um diálogo de reconciliação nacional.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.