A invasão de mais de 100 torcedores organizados a treino do Corinthians, com ameaças, roubos e agressão a funcionários, inclusive ao atacante Guerrero, não mudou os planos de Ronaldo para o . Ele, inclusive, investiu energia para que o desfile da Gaviões da Fiel se tornasse realidade.

O Terra apurou que Ronaldo intermediou conversas entre seus patrocinadores para dar apoio a Gaviões. O ex-jogador negou, porém, que tenha feito doações diretas para a torcida organizada do Corinthians.

Por meio da assessoria de imprensa, Ronaldo reforçou sua participação no desfile marcado para o mês de março em São Paulo, independente dos episódios violentos que ocorreram no Corinthians. Membro do Comitê Organizador da Copa, ele é tema do samba enredo “R9, o Voo Real do Fenômeno”.

A venda de fantasias também compõe o orçamento da escola. Muitas das alas da Gaviões fazem menções às passagens de Ronaldo por clubes, como a Ala Eindhoven (PSV), Diabo dos Gramados (Inter de Milão) e Chega Mais (Corinthians). As fantasias vip são vendidas a R$ 600.

O samba enredo da Gaviões da Fiel foi escolhido em agosto, dois meses depois de a escola confirmar que Ronaldo seria o homenageado. O desfile é montado pelo carnavalesco Zilkson Reis e conta com os auxílios de Sônia, mãe do ex-jogador, e da empresa Nine, que pertence a ele.

Em contato com a reportagem, a Nike negou informação divulgada anteriormente pela assessoria do ex-atacante de que a fornecedora patrocinaria o desfile da organizada. OTerra ainda tentou contato com Wagner da Costa, presidente da Gaviões da Fiel, mas não teve retorno às perguntas enviadas.