O OSDH (Observatório Sírio dos ) informou que pelo menos 41 crianças foram mortas hoje (1º), em um duplo atentado contra uma escola de Homs, cidade controlada pelas forças governamentais do presidente Bashar Al Assad e situada a 160 quilômetros a Oeste da capital Damasco. Além das crianças, mais sete pessoas, sendo quatro civis e três homens das forças de segurança, foram mortos no ataque.

O bairro onde fica a escola é majoritariamente composto pela comunidade alauita, minoritária na e origem do presidente Al Assad. O governador de Homs, Talal Al Barazi, confirmou as mortes, acrescentando que as crianças tinham entre 6 e 9 anos.

De acordo com a OSDH, organização não governamental (ONG) sediada em Londres e que recolhe informações de uma rede de militantes e profissionais da saúde no interior da Síria, muitas crianças que estavam na escola permanecem desaparecidas. Conforme a ONG, um homem-bomba colocou explosivos em um ponto da escola e se explodiu em outro local, aumentando a fatalidade do atentado. “Havia corpos totalmente desmembrados”, informou um representante da OSDH.

Em junho deste ano, dois atentatos atingiram o mesmo bairro. Os ataques foram atribuídos a rebeldes que combatem o regime de Al Assad. Os oposicionistas ao governo são, sobretudo, sunitas, maioria na Síria e mesmo grupo religioso que compõe o . De acordo com a ONU, desde o início dos protestos no país, em março de 2011, o conflito já provocou a morte de mais de 190 mil pessoas.