O zagueiro holandês Bruno Martins Indi perderá a última partida do Grupo B da Copa do Mundo, contra o Chile, na segunda-feira, depois de sofrer uma concussão na vitória sobre a Austrália, disse o técnico Louis Van Gaal.

“Martins Indi não está apto para este jogo”, afirmou Van Gaal a jornalistas neste domingo.

Martins, que passou a noite no hospital após a vitória por 3 x 2 sobre a Austrália, em Porto Alegre, disse que estava tomando “passos de ” para retornar à boa forma.

“Como eu disse, estou indo passo a passo”, disse o jogador de 22 anos em coletiva de imprensa. “Ontem eu estava autorizado a correr um pouco, então vou ter que ver ainda quando posso jogar de novo.”

Van Gaal disse que haverá mudanças no time para o jogo diante do Chile na Arena Corinthians, em São Paulo, que irá decidir quem será líder do grupo, mas ele se recusou a ser mais específico.

“Há uma série de jogadores que foram afetados e um suspenso, por isso haverá algumas mudanças”, declarou ele, referindo-se ao atacante Robin van Persie, que recebeu dois cartões amarelos em seus dois primeiros jogos e por isso não pode atuar no terceiro.

Holanda e Chile estão empatados com seis pontos, mas os holandeses têm melhor saldo de gols e jogam pelo empate para terminar a primeira fase na liderança do grupo. A atual campeã e a Austrália não somaram ponto e já estão eliminadas.

No confronto de oitavas de final, Chile e Holanda vão enfrentar os dois primeiros do Grupo A, que tem Brasil, México e Croácia com chances de classificação.