História de MS é retratada em imagens em primeiro livro de Roberto Higa

A história do Mato Grosso do sul representada em imagens. É assim que o primeiro livro do fotografo Roberto Higa, “Olhar”, poderia ser descrito. Com lançamento marcado para esta terça e quarta-feira (19 e 20) na Estação Ferroviária, às 19h, a obra reúne mais de 170 imagens que fazem uma rica leitura de episódios que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A história do Mato Grosso do sul representada em imagens. É assim que o primeiro livro do fotografo Roberto Higa, “Olhar”, poderia ser descrito. Com lançamento marcado para esta terça e quarta-feira (19 e 20) na Estação Ferroviária, às 19h, a obra reúne mais de 170 imagens que fazem uma rica leitura de episódios que transformaram Mato Grosso do Sul.

Campo-grandense nato, Roberto Higa começou a fotografar ainda muito jovem, no fim dos anos 60, e não parou mais. Autêntico, o fotógrafo, que nasceu em 1951, conta que este é um projeto antigo e reúne os principais acontecimentos de uma época bem diferente da atual e do que reconhecemos por nossa Capital.

“Esse projeto que eu carrego embaixo do braço tem mais de 15 anos. Acrescentei algumas fotografias de fatos atuais, mas foram poucas. Com a obra eu quis mostrar o avanço da cidade e a evolução de algumas coisas”, explica o fotógrafo que não esconde a expectativa para o lançamento.

Outros temas resgatados são assuntos recorrentes em debates até hoje, segundo ele. “A situação dos índios, por exemplo, ainda temos cenas muito parecidas com as que encontramos aqui (no livro)”. Ele conta ainda que prezou em retratar cenas importantes e que estão em constante mudança como a natureza, a agricultura, o modo de vida das pessoas, a engenharia, a arquitetura e os acontecimentos políticos.

“Eu acho que esse meu livro é a conclusão de todo um trabalho bem feito durante toda a minha vida. É algo que faltava eu realizar, então isso encerra o ciclo das primeiras conquistas na minha vida”.

O lançamento do livro “Olhar” de Roberto Higa acontece nos dias 19 e 20 de agosto, às 19h na Estação Ferroviária – Avenida Calógeras, 3.045, Centro. Mais informações no (67) 3316-5500.

Conteúdos relacionados