Hackers iranianos usam contas falsas do Facebook para espionar EUA
Numa campanha de espionagem eletrônica sem precedentes, que durou três anos, hackers iranianos criaram contas falsas em redes sociais e um website falso de notícias para espionar líderes políticos e militares nos Estados Unidos, Israel e outros países, disse uma empresa de inteligência eletrônica nesta quinta-feira. A iSight Partners, que descobriu a operação, disse que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Numa campanha de espionagem eletrônica sem precedentes, que durou três anos, hackers iranianos criaram contas falsas em redes sociais e um website falso de notícias para espionar líderes políticos e militares nos Estados Unidos, Israel e outros países, disse uma empresa de inteligência eletrônica nesta quinta-feira.
A iSight Partners, que descobriu a operação, disse que os alvos dos hackers incluem um almirante de quatro estrelas da Marinha norte-americana, parlamentares e embaixadores dos EUA, membros do lobby israelense nos EUA e quadros da Grã-Bretanha, Arábia Saudita, Síria, Iraque e Afeganistão.
A firma não quis identificar as vítimas e alegou que não podia informar quais dados foram roubados pelos hackers, que estavam buscando credenciais para acessar redes corporativas e do governo, além de máquinas infectadas com software malicioso.
A iSight apelidou a operação de “Newscaster”, dizendo que os hackers iranianos criaram seis perfis, que aparentemente trabalhavam para um site falso de notícias, o NewsOnAir.org, que usava conteúdo da Associated Press, BBC e Reuters e outros veículos de comunicação. Os hackers criaram outros oito perfis que supostamente trabahavam para companhias da área de defesa e outras organizações, disse a iSight.
Os hackers montaram contas falsas no Facebook e outras redes sociais online para estes 14 perfis, preencheram seus perfis com conteúdo pessoal fictício e tentaram estabelecer amizades com os alvos, segundo a iSight.
A operação estava ativa desde ao menos 2011, disse a iSight, ressaltando que esta é uma das campanhas de espionagem eletrônica mais elaboradas utilizando a “engenharia social” descobertas até hoje em qualquer país.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.