Hábitos saudáveis e prática do esporte auxiliam na prevenção do câncer

Preocupação com estilo de vida saudável e a prática de esportes são fatores determinantes para a prevenção de um câncer. A afirmação é da psicóloga e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Raquel Icassati, que palestra sobre o assunto na tarde da última terça-feira (14), na Unimed Campo Grande e Hospital Unimed Campo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Preocupação com estilo de vida saudável e a prática de esportes são fatores determinantes para a prevenção de um câncer. A afirmação é da psicóloga e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Raquel Icassati, que palestra sobre o assunto na tarde da última terça-feira (14), na Unimed Campo Grande e Hospital Unimed Campo Grande – localizados na Capital Sul-mato-grossense.

Raquel alerta que os dois fatores citados são os principais aliados para que as células do corpo não sobrecarreguem e se tornem cancerígenas: “O grupo de células do corpo humano precisa de um ambiente de alegria e bem estar. Devemos estar bem com a família, com o emprego e com as pessoas ao redor, além de cultivar hábitos saudáveis e evitar o tabagismo, álcool e sedentarismo”, afirma.

A educadora física da Unimed Campo Grande, Cosma Regina da Silva, reafirma a importância da atividade física diária em qualquer situação. “Fazer exercício físico aumenta o número de células boas, e também tem o poder de tirar a pessoa, por exemplo, de uma depressão”, argumenta à educadora. Cosma lembra que em caso de pessoas com câncer, a caminhada por ser uma atividade mais leve é liberada, já outras atividades que exigem mais esforço, devem ter consentimento e liberação do médico.

Ainda segundo a psicóloga, o Centro-Oeste está entre as regiões com maior índice de câncer de mama no país, com 3.800 casos previstos até o final de 2014. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Mato Grosso do Sul está atrás apenas das grandes regiões como Sudeste – que deve registrar 30.740 e Sul, com 10.370 novos casos de câncer de mama.

Raquel Icassati ainda lembra que o autoexame das mamas é também ótimo aliado na prevenção desta doença. “Observar a mama e fazer o autoexame é o processo de ‘se auto conhecer’. Orientamos para que a mulher observe sua mama; seja durante o banho, deitada na cama ou mesmo fazendo uma massagem com creme. Só assim será possível saber se está tudo certo”, orienta a profissional.

A palestra faz parte da campanha de orientação da Rede Feminina de Combate ao Câncer e segue até o final de outubro com agenda em diversas empresas da Capital.

Outubro Rosa

O movimento popular é internacionalmente conhecido e tem o objetivo de alertar o público feminino sobre a prevenção do câncer, com ações de conscientização, envolvendo empresas, organizações e entidades sociais. O movimento tem como símbolo um laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em Campo Grande a aliada nesta luta é a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que conta com apoio da Unimed Campo Grande.

Para colaborar com a causa, a Rede Feminina realiza a venda de camisetas e botons do Outubro Rosa. O dinheiro da compra será destinado à confecção de perucas e sutiãs para portadoras de câncer e ainda, para a manutenção da Casa de Apoio. Quem quiser contribuir deve procurar a Rede Feminina, que tem seu espaço dentro do Hospital de Câncer Alfredo Abrão – localizado na Rua Marechal Rondon, 1053. Outro ponto de venda é o Shopping Bosque dos Ipês que fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Novos Estados. Para mais informações: (67)3324-7676.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados