Guarda Municipal terá nova sede e centro de formação na avenida Costa e Silva
Paralelamente ao projeto de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção ao Uso de Drogas, a Prefeitura de Campo Grande vai transferir a sede da Guarda Municipal para um prédio na Avenida Costa e Silva que abrigará também o centro de formação da corporação. Segundo o comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabrera […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Paralelamente ao projeto de criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção ao Uso de Drogas, a Prefeitura de Campo Grande vai transferir a sede da Guarda Municipal para um prédio na Avenida Costa e Silva que abrigará também o centro de formação da corporação. Segundo o comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabrera Lopes, será oferecido um curso de pós-graduação em segurança pública, uma das primeiras iniciativas do futuro centro de formação.
Atualmente, a Guarda Municipal tem 1.350 integrantes. A estrutura da futura Secretaria de Defesa Social, que além da Guarda, abrigará a Defesa de Civil, terá os mesmos 25 cargos hoje existentes na Coordenadoria Municipal de Segurança Pública.
Com recursos do Ministério da Justiça (R$ 690 mil), já foi iniciado o processo para seleção de 150 a 200 guardas municipais que atuarão armados. Foi aberto um edital e 500 guardas mostraram interesse de participar. Eles foram submetidos a uma prova escrita e restaram 250 que farão o teste de resistência física e passarão pelo teste-treinamento com 600 tiros. Os que tiverem melhor desempenho receberão habilitação. A partir daí, será necessário firmar um convênio com a Polícia Federal responsável pela concessão do porte de arma. Inicialmente, serão usados revólveres calibre 38, armamento cedido pela Polícia Militar. No orçamento de 2015 será incluída uma dotação para garantir a compra de armamento.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação será montado um projeto de prevenção à violência, à venda e ao uso de drogas no entorno das escolas municipais e centros de educação infantil. A Semed vai adquirir câmeras para implantar o videomonitoramento em todas as unidades. Com isto, parte dos 400 guardas que hoje tiram serviço nas escolas será remanejada para atuar no serviço de ronda feito por motocicletas. Hoje, a guarda dispõe de 20 viaturas e 16 motocicletas. Esta frota também será empregada no monitoramento da área central, que contará com 22 câmeras.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.