O Ministério do Turismo anunciou na última sexta-feira (14) o início da campanha “Jogo Limpo” em seus perfis nas redes sociais. A iniciativa chega após o crescimento de páginas no Facebook que reúnem consumidores para denunciar preços abusivos em diversos estados brasileiros.

Na primeira fase, o objetivo da ação é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.

Para participar da campanha, o consumidor pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.

Para abrir a campanha virtual, o Ministério elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que cobra do visitante R$ 6 de entrada, como exemplo de ponto turístico que cobra um preço justo.

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Na segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo consciente com dicas de contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um selo com os dizeres “Eu Jogo Limpo”.

Outras iniciativas

Há dois anos, o Ministério passou a monitorar a oferta de quartos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping, que oferecem preços mais acessíveis.