Governo entrega balanço geral de 2013 ao Tribunal de Contas do Estado
O conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Cícero Antonio de Souza, recebeu nesta quarta-feira (02/04/14), o Balanço Geral de 2013 do Governo do Estado. A entrega do documento, composto por um volume encadernado, foi realizada pela auditora-geral do Estado, Tatiana Silva Cunha Pifer e pela coordenadora de Procedimentos e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Cícero Antonio de Souza, recebeu nesta quarta-feira (02/04/14), o Balanço Geral de 2013 do Governo do Estado. A entrega do documento, composto por um volume encadernado, foi realizada pela auditora-geral do Estado, Tatiana Silva Cunha Pifer e pela coordenadora de Procedimentos e Consolidação, Oraide Serafim Baptista Katayama.
O presidente do TCE/MS registrou que a documentação foi entregue rigorosamente dentro do prazo estabelecido na Instrução normativa nº 35, de 14/12/11, que determina o encaminhamento da prestação de contas anual do Governo em até 60 dias após o início da sessão legislativa, ocorrida em 03 de fevereiro deste ano.
A auditora-geral, Tatiana Pifer, destacou que este ano a inscrição dos restos a pagar, etapa inicial necessária para a consolidação do balanço geral do Estado, aconteceu em 13/01/2014, considerada data recorde em relação aos anos anteriores. “Durante o exercício de 2013realizamos o acompanhamento e orientação às unidades gestoras, observando os princípios contábeis e disposições normativas que regem a administração pública”, explicou.
De acordo com o conselheiro Cícero de Souza, o TCE/MS tem agora 60 dias para fazer a análise do Balanço e votar o Parecer Prévio, que este ano terá como relatora a conselheira Marisa Serrano. Após a votação pelo Pleno, o Parecer Prévio segue para apreciação da Assembléia Legislativa.
O Balanço Geral do Estado será encaminhado para análise da 6º Inspetoria Geral de Controle Externo, seguindo posteriormente para a Auditoria e o Ministério Público de Contas junto ao TCE. Feitas as análises por parte destes órgãos, o Balanço retorna à conselheira-relatora, que irá apresentar o relatório-voto ao Plenário.
O conselheiro presidente explicou que diversos aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são fundamentais para se julgar a adequação das contas do Governo, principalmente no que se refere ao cumprimento dos percentuais constitucionais obrigatórios de investimento de 25% na educação e 15% na saúde e respeito ao limite de 60% da Receita Corrente Líquida com os gastos com pessoal.
O conselheiro Cícero de Souza lembrou que a Prestação de Contas de 2012 obteve parecer prévio favorável à aprovação tendo sido registrada seis recomendações a serem cumpridas pelo Governo para atendimento completo às normas legais. Os conselheiros votaram ainda pela realização de monitoramento e acompanhamento no decorrer do exercício de 2013 sobre as providências adotadas em relação às recomendações.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet
Julgamento começou em 27 de novembro e já dura quatro sessões
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.