As autoridades da Ucrânia e os rebeldes pró-Rússia dizem ambos ter o controle sobre o aeroporto da cidade de Donetsk, no leste do país, onde os combates que começaram nesta manhã continuam, segundo reconheceram os dois grupos.

“Segundo dados preliminares, a fase ativa da operação (para tomar o aeroporto) já terminou, e atualmente se realiza a limpeza de instalações do recinto”, disse à agência russa “Interfax” o número dois dos separatistas na região, Andrei Purguin.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa (CSND) ucraniano, Andrei Lisenko, desmentiu a informação divulgada pelos sublevados e assegurou que “todo o território do aeroporto de Donetsk continua sob o controle dos militares ucranianos”.

Purguin disse que os rebeldes controlarão o aeroporto “só quando os militares ucranianos forem obrigados a se retirar para uma distância de pelo menos 15 quilômetros”.

“O aeroporto de Donetsk é uma cidade dentro da cidade, com muitas instalações, terminais, e inclusive refúgios subterrâneos do tempo soviético. Portanto há muitas opções para se esconder e promover ações de sabotagem”, disse o vice-primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk.

As milícias separatistas lançaram no começa da manhã um ataque contra o aeroporto, após o alvejarem na véspera com fogo de artilharia e morteiros.

Os rebeldes atacaram quatro vezes as posições ucranianas dentro do aeroporto durante o dia de ontem, e segundo o porta-voz das forças de Kiev, Vladislav Selezniov, chegaram a tomar um de seus dois terminais, embora depois tenham sido expulsos do prédio pelos paraquedistas ucranianos.

O aeroporto internacional de Donetsk é foco das maiores tensões entre as tropas ucranianas, que controlam o local desde o mês de maio, e as milícias pró-russas que o mantêm rodeado e tentam assumir seu controle.