Geral

Governo do Estado entrega 291 instrumentos musicais para 15 escolas de Campo Grande

Quinze escolas estaduais localizadas em Campo Grande vão receber 291 instrumentos musicais para a formação de bandas e fanfarras. A entrega será realizada na segunda-feira (24), às 8h, na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Os kits serão entregues pelo governador André Puccinelli e pelo presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo […]

Arquivo Publicado em 21/02/2014, às 18h41

None

Quinze escolas estaduais localizadas em Campo Grande vão receber 291 instrumentos musicais para a formação de bandas e fanfarras. A entrega será realizada na segunda-feira (24), às 8h, na Escola Estadual Joaquim Murtinho. Os kits serão entregues pelo governador André Puccinelli e pelo presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros. A ação integra o “Programa de Fomento às Bandas e Fanfarras”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura.

“O desenvolvimento e a disseminação da prática da música instrumental em nosso Estado necessita do apoio da administração estadual. Por conta disso, em 2008, a Fundação de Cultura deu início ao programa de fomento às bandas e fanfarras. Uma das ações desse programa é a entrega de instrumento para a formação de novas agremiações”, afirma Américo Calheiros. “Um instrumento musical pode modificar vidas. Para o governo do Estado, investir nesse tipo de ação é uma forma de harmonizar os aspectos artísticos e sociais e fortalecer a nossa cultura”, acrescenta.

Américo destaca ainda a parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da qual são contratados os monitores responsáveis pelo acompanhamento dos alunos que se interessarem em integrar as bandas e fanfarras de cada estabelecimento ensino. “É uma parceria fundamental para a viabilização do programa e sua plena aplicação nas escolas estaduais”, finaliza.

Após a solenidade de segunda-feira, a Fundação de Cultura terá completado a entrega de 1881 instrumentos musicais a 150 corporações sul-mato-grossenses. Ainda em 2014 serão repassados mais 337 instrumentos a outras 11 bandas e fanfarras do Estado – totalizando 2.218 nos dois mandatos do governador André Puccinelli. O investimento estimado é na ordem de R$ 1,5 milhão.

Circuitos de apresentação

Além da entrega de instrumentos, a administração estadual, por meio da Fundação de Cultura, também tem promovido circuitos de apresentação das bandas e fanfarras no interior de Mato Grosso do Sul. Até o momento foram realizadas sete edições do circuito com sete etapas cada um – num total de 49 apresentações em pouco mais de 40 municípios do Estado. Em cada edição 12 corporações musicais se apresentaram para um público total estimado em 50 mil pessoas.

“Ao valorizar as corporações musicais sul-mato-grossenses estamos possibilitando à juventude, que normalmente participa desse segmento cultural, a fortalecer seus conhecimentos e exercitar sua cidadania”, diz o governador André Puccinelli.

Confira abaixo a relação das escolas estaduais contempladas com os kits de instrumentos musicais para formação de suas bandas e fanfarras:

Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge – Moreninhas

Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira – Tijuca

Escola Estadual Lino Vilachá – Bairro Nova Lima

Escola Estadual Marçal De Souza Tupã Y – Bairro Los Angeles

Escola Estadual Pe. Mario Blandino – Bairro Aero Rancho

Escola Estadual Ada Teixeira Dos Santos Pereira – Bairro Campo Belo

Escola Estadual Profª Élia França Cardoso – Bairro São Conrado

Escola Estadual Profª Flavina Maria Da Silva – Jardim Botafogo

Escola Estadual Profª Thereza De Noronha De Carvalho – Parque Lageado

Escola Estadual Profº Ulisses Serra – Núcleo Industrial

Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves – Parque Iraci Coelho Neto

Escola Estadual Neyder Suelly Costa Vieria – Bairro Aero Rancho

Escola Estadual Profª Alice Nunes Zampiere – Jardim Panamá

Escola Estadual Fausta Garcia Bueno – Bairro Coophasul

Escola Estadual Sebastião Santana De Oliveira – Bairro José Abraão

Jornal Midiamax