Governo deve anunciar hoje decisão sobre aumento do IPI para carros
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve anunciar nesta segunda-feira (30) a decisão sobre alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos que deverão vigorar já a partir de terça. O anúncio será feito após uma reunião com a associação das montadoras de veículos (Anfavea) prevista para ocorrer em São Paulo. Mantega havia dito […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve anunciar nesta segunda-feira (30) a decisão sobre alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos que deverão vigorar já a partir de terça. O anúncio será feito após uma reunião com a associação das montadoras de veículos (Anfavea) prevista para ocorrer em São Paulo.
Mantega havia dito no início do mês que o tributo seria elevado parcialmente, mas que o aumento dependeria da situação do setor automotivo. “Teremos aumento do IPI sobre veículos, que poderá ser pequeno ou não. Vamos avaliar a situação do mercado”, disse o ministro a jornalistas, na ocasião.
O governo tem dado descontos em impostos de carros, eletrodomésticos, móveis e outros produtos para estimular o consumo e evitar demissões.
Em janeiro, o governo começou a aumentar, gradativamente, o IPI sobre automóveis. No entanto, especula-se que uma nova alta, que estava agendada para o meio do ano, possa ser adiada.
Pelo planejamento em vigor, a alíquota do IPI sobre os automóveis com motor 1.0, por exemplo, deveria passar de 3% para 7%, já a partir desta terça-feira (1º).
Essas alíquotas se referem aos carros que tiverem um percentual mínimo de nacionalização, determinado pelo governo no Programa Inovar-Auto. Se não tiverem essa nacionalização, o imposto é 30 pontos percentuais maior.
Vendas e produção em queda
As vendas de veículos acumulam queda de 5,5% entre janeiro e maio e a produção mostra tombo de 13,3% no período.
Montadoras de vários segmentos têm anunciado desde o início do ano ajustes de produção que incluem suspensão de contratos de trabalho, programas de demissão voluntária, antecipação de férias e semanas mais curtas de trabalho.
As medidas já têm reflexo no emprego, com o segmento de veículos mostrando queda de 3,5% no número de vagas ocupadas em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea.
Impacto na arrecadação
A manutenção da alíquota nos atuais níveis, caso o governo opte por não fazer a elevação, criaria dificuldades adicionais para a arrecadação federal.
A Receita Federal reduziu para 2% a previsão de alta real da arrecadação e alertou para o fato de que se as alíquotas do IPI não retornarem aos patamares originais, essa previsão será revista.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.