O governador André Puccinelli (PMDB) entregará, na próxima serguna-feira (24), 291 instrumentos musicais a 15 escolas estaduais para a formação de bandas e fanfarras. O evento será realizado na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

A ação integra o “Programa de Fomento às Bandas e Fanfarras”, promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. No total já foram entregues 1881 instrumentos musicais a 150 corporações sul-mato-grossenses.

“Um instrumento musical pode modificar vidas. Para o governo do Estado, investir nesse tipo de ação é uma forma de harmonizar os aspectos artísticos e sociais e fortalecer a nossa cultura”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Circuitos de apresentação

Além da entrega de instrumentos, o governo também promove circuitos de apresentação das bandas e fanfarras no interior de Mato Grosso do Sul. Até o momento foram realizadas sete edições do circuito com sete etapas cada um – num total de 49 apresentações em pouco mais de 40 municípios do Estado. Em cada edição 12 corporações musicais se apresentaram para um público total estimado em 50 mil pessoas.

“Ao valorizar as corporações musicais sul-mato-grossenses estamos possibilitando à juventude, que normalmente participa desse segmento cultural, a fortalecer seus conhecimentos e exercitar sua cidadania”, ressaltou o governador.