O escritório especializado em direito do consumidor Hagens Berman disse que entrou com um ação conjunta antitruste em nível federal contra o Google, alegando que a companhia “monopolizou ilegalmente” o mercado de pesquisa na Internet e em dispositivos móveis nos Estados Unidos.

O processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android através de acordos de distribuição de aplicativos para estes dispositivos.

Segundo a ação, ao introduzir o pacote de aplicativos, incluindo o Google Play e o YouTube, o Google prejudicou o mercado e manteve o de dispositivos fabricados por empresas como a Samsung e a HTC artificialmente alto.

O Google disse que o Android e o Google podem ser usados de maneira independente um do outro.

“Qualquer pessoa pode usar o Android sem o Google e qualquer um pode usar o Google sem o Android. Desde o lançamento do Android, uma maior concorrência entre smartphones deu mais escolhas para consumidores a preços mais baixos”, disse à Reuters Matt Kallman, um porta-voz do Google.