Globo quer Xuxa em programa como ‘The Voice’ e ‘Superstar’

Xuxa está fora do ar desde o final de janeiro, quando foi exibida a última edição do TV Xuxa. Desde então, ela se dedica ao tratamento de uma inflamação no pé esquerdo e aos cuidados com a mãe, Alda, em estado avançado do Mal de Parkinson. Apesar de ter seu contrato renovado por três anos, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Xuxa está fora do ar desde o final de janeiro, quando foi exibida a última edição do TV Xuxa. Desde então, ela se dedica ao tratamento de uma inflamação no pé esquerdo e aos cuidados com a mãe, Alda, em estado avançado do Mal de Parkinson. Apesar de ter seu contrato renovado por três anos, a apresentadora não possui projeto em andamento nem data para voltar ao vídeo. Mas existe uma movimentação na Globo para definir um formato de programa que marque uma mudança definitiva em sua carreira.

Diretores do canal acreditam que o melhor para Xuxa seria comandar um reality musical semelhante ao Superstar ou The Voice Brasil. O conceito deste tipo de atração exploraria bem o carisma da apresentadora e sua relação com a música, sem fazer menção ao passado de ídolo das crianças. A emissora não quer insistir no rótulo de eterna Rainha dos Baixinhos. Os últimos programas comandados por Xuxa não eram infantis. Porém o foco parecia ser o público infanto-juvenil. Essa repetição do estilo de atuação desgastou a imagem da loira.

Ao contrário de Angélica e Eliana, que fizeram a transição sem maiores traumas, Xuxa sempre resistiu em abandonar o discurso tatibitati para focar no telespectador adulto. Até porque o mercado infantil ainda é responsável pela maior parte de seu faturamento fora da TV. A série audiovisual (CD, DVD e Blu-ray) Só Para Baixinhos chegou ao volume 13 com mais de 9 milhões de cópias vendidas. Outro negócio rentável é a rede de franquias de salões de festas infantis Casa X, lançada em 2013.

Um reality musical, produzido no esquema de temporadas, parece ser o formato ideal para que Xuxa possa se reinventar. Com 51 anos de idade e 28 de Globo, ela ainda é uma das artistas mais populares da televisão. Porém nos últimos anos enfrentou crises de audiência, não conseguiu inserir nenhuma novidade na carreira e perdeu poder na emissora. Sequer manteve seu tradicional especial de fim de ano. Com salário de R$ 2 milhões, a apresentadora se tornou um totem de luxo na galeria de globais. Por tudo o que já fez pela emissora, ela merece mais do que isso.

Com a grade de programação apertada devido à cobertura da Copa do Mundo e das eleições, a Globo deverá abrir novo espaço para Xuxa somente a partir de abril do ano que vem. Antes disso ela poderá participar como convidada especial de outras atrações do canal. A apresentadora também será presença indispensável nos eventos comemorativos dos 50 anos da emissora, ao longo de 2015.

Conteúdos relacionados