Gestantes de baixo risco podem ser atendidas sem receios pela enfermagem
Esta semana o jornal Mídiamax publicou nota sobre a ausência de ginecologista em uma unidade de saúde pública de Campo Grande, onde uma gestante de 19 anos procurou o profissional da rede pública para consulta de pré-natais. O ginecologista da unidade foi afastado do cargo, e conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Esta semana o jornal Mídiamax publicou nota sobre a ausência de ginecologista em uma unidade de saúde pública de Campo Grande, onde uma gestante de 19 anos procurou o profissional da rede pública para consulta de pré-natais.
O ginecologista da unidade foi afastado do cargo, e conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), a enfermagem prestou atendimento a paciente e lhe daria um encaminhamento para fazer a consulta médica em outra unidade básica da região.
A família da jovem ficou descontente com a ausência do profissional, no entanto, os enfermeiros podem, de acordo com a Lei nº 7.498, de 1986, dar assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérperas.
Os profissionais podem acompanhar a evolução do trabalho de parto, identificação das distócias obstétricas e tomadas de providências do médico, execução do parto sem distócias, e outras atribuições.
De acordo com Daniela Margotti, do serviço de enfermagem da Sesau , existem Protocolos de Normatização de Assistência de Enfermagem nos Ciclos da Vida, onde detalha o exercício da enfermagem, e explica entre outros pontos, que a categoria pode fazer o acompanhamento de gestantes de baixo risco e também a classificação de risco gestacional.
“Enfermeiros também podem solicitar exame, fazer a coleta preventiva, o exame de triagem pré-natal, cadastro no Programa Nacional de Suplementação de Ferro, além de prescrever medicações”, explica.
Não somente as gestantes, mas toda a população pode ser atendida pela equipe de enfermagem conforme prevê a Resolução Sesau número 124, de 8 de março de 2012.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.