Repleto de desfalques, o Santos conseguiu neste domingo sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro graças a uma atuação eficiente de Gabriel em sua cidade natal. Com um gol e uma assistência, o jovem atacante liderou o clube paulista à vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma, em confronto realizado no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo, válido pela nona rodada do torneio nacional. Diego Cardoso marcou o outro tento santista.O triunfo leva o time alvinegro à nona posição com 14 pontos, mesmo número do oitavo, o Atlético-MG. Com 11 pontos, o Criciúma cai para o 13º lugar após uma sequência de quatro jogos invicto.

Com o ataque formado por três jogadores das categorias de base, o Santos apostou em investidas eficientes para abrir a vantagem no placar no primeiro tempo em São Bernardo. Aos 10min, Arouca conseguiu desarme no círculo central, avançou até a intermediária e enfiou para Gabriel, que encheu o pé para abrir o placar para o clube paulista.

Em novo contragolpe iniciado por Arouca, Gabriel recebeu na ponta direita e atravessou de primeira para Diego Cardoso, que com um só toque tirou Luiz do lance e ampliou para o clube paulista. Com dois gols de saldo em relação aos catarinenses, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira recuou e renunciou a posse de bola, permitindo que o Criciúma pressionasse, sem sucesso, até a ida aos vestiários.

No segundo tempo, o panorama do jogo continuou parecido, com o time anfitrião esperando na retaguarda e os visitantes pressionando sem grande objetividade, apostando em chutes de longe que não exigiram defesas de Aranha.

Depois da pausa para a Copa do Mundo, o Santos recebe na décima rodada do Campeonato Brasileiro o Palmeiras, em partida marcada para o dia 16 de julho. No mesmo dia, o Criciúma encara o Fluminense no Estádio Heriberto Hülse.