Furacão deixa milhares de pessoas sem energia nas Bermudas

A energia elétrica ficou fora de serviço para quase 30 mil consumidores nas Bermudas e muitas estradas ficaram intransitáveis neste sábado, após o furacão Gonzalo atingir a ilha com chuva e fortes ventos durante a noite, mas sem relatos de maior gravidade de danos ou mortes. A mais forte tempestade a varrer o território subtropical […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A energia elétrica ficou fora de serviço para quase 30 mil consumidores nas Bermudas e muitas estradas ficaram intransitáveis neste sábado, após o furacão Gonzalo atingir a ilha com chuva e fortes ventos durante a noite, mas sem relatos de maior gravidade de danos ou mortes.

A mais forte tempestade a varrer o território subtropical britânico em uma década chegou às Bermudas com ventos máximos sustentados de cerca de 175 quilômetros por hora ao chegar à terra firme na sexta-feira, disseram metereologistas, com ventos do furacão chegando a 95 quilômetros a partir do centro.

No sábado de manhã, Gonzalo estava a cerca de 435 quilômetros norte-nordeste da ilha do Atlântico, com ventos sustentados de 160 quilômetros por hora, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos em Miami.

“O olho do furacão foi direto neles”, disse Chris Landsea, meteorologista do Centro Nacional de Furacões. “Foi um golpe direto.”

O estrago causado pela tempestade ainda estava sendo avaliado, mas pareceu generalizado nas Bermudas, destinação turística e afluente centro da indústria de seguros a cerca de 1.030 quilômetros da costa da Carolina do Norte.

Alguns prédios foram atingidos pelos fortes ventos, e estradas ou partes de estradas na ilha foram bloqueadas pelas árvores e detritos caídos, disse o porta-voz da polícia de Bermudas Robin Simmons.

“Estamos muito gratos de que não houve nenhuma perda de vida que estejamos cientes”, disse ele.

A maior parte da ilha ficou sem energia na manhã deste sábado, disse uma porta-voz da Bermuda Electric Light Co. À medida que a companhia trabalhava para restaurar a eletricidade para um estimado número de consumidores de 28.850 das 36 mil conexões medidas, ela alertou às pessoas que não se aproximem dos fios ao inspecionar os danos.

Conteúdos relacionados