A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial a relação de artistas selecionados pelos editais de artes visuais “Território Ocupado” e “3D”, na Grande Galeria do Memorial da Cultura e na Galeria Wega Nery e Foyer do teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Para os projetos “Território Ocupado” e “3D” foram selecionados os artistas Diana Proença Módena (SP), Rodrigo Savio Pacheco Costa (MT) e Silvio Luiz Alvarez (SP). As mostras serão apresentadas ao público ao longo do ano, sempre com entrada franca.

O Território Ocupado é destinado a artistas que ao longo do tempo legitimaram suas práticas na pintura, desenho, gravura e outras atividades nas artes plásticas e também a novos artistas. O objetivo é ser uma vitrine tanto para os novos talentos como também para os artistas plásticos já consagrados de Mato Grosso do Sul e de outros Estados, possibilitando a troca de ideias e conceitos entre artistas de todo o País.

Já o projeto “3D” é destinado aos artistas que exploram a produção 3D, das mídias em relevo e os volumes aglomerados e/ou dispersos de maneira a atender propostas na área de escultura e instalações. Já passaram pelo “Projeto Território Ocupado” e “3D”, desde 2007, quando se iniciou o projeto, cerca de duzentos artistas.

Já as mostras de artes visuais no Centro Cultural contarão com obras dos seguintes artistas selecionados: Alessandra Cunha, Mozileide Nery e M. Sylvia Cordeiro, que irão expor na Galeria Wega Nery, e Gabriel Ivan, que apresentará obras no Foyer do Teatro Aracy Balabanian.

Comissão de Seleção de todas as mostras foi formada por Fabíola Marques, gestora de Produção Cultural e coordenadora do Centro Cultural, Ilacir Galvão, coordenador do Núcleo de Artes Visuais (FCMS), e Andreia Alves da Mata, gestora de Artes e Cultura (FCMS). Foram adotados os seguintes critérios para avaliação: documentação de inscrição = peso 10; currículo = peso 10; originalidade = peso 40; excelência técnica = peso 40.

Serviço

O Memorial da Cultura e Cidadania fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559. Já o Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Mais informações podem ser obtidas no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br ou por meio do Núcleo de Artes Visuais pelo telefone 3316-9170.